Por Daniel Paulino

Para o Jornal Agora Santa Inês

Em 17-06-2009

 

VOCE SABE O QUE É O

 

 

Desde seu surgimento, a Internet tem como objetivo principal a comunicação. Mas no passado isso se dava apenas através de texto. Com o passar dos anos e o aumento da tecnologia, as pessoas começaram a compartilhar áudio, foto e vídeo em Blogs ou em Comunidades (ou redes) sociais, como o Orkut. Hoje é possível se comunicar, em tempo real, através de texto, vídeo e som (ou os três ao mesmo tempo).

Nos últimos anos surgiu um novo serviço: os MICROBLOGS que, somado às ferramentas de rede social, vem conquistando internautas em todas as partes do planeta.

É um “blog” porque cada usuário tem sua página que exibe seus posts (ou mensagens) em ordem cronológica inversa (data mais atual para data mais antiga). E é “micro” porque cada post deve ter o máximo de 140 caracteres.

Entre os serviços que se destacam neste seguimento estão o Twitter e o Facebook.

Em abril, o site do Twitter atraiu 17 milhões de visitantes individuais só nos Estados Unidos, um grande salto sobre os 9,3 milhões do mês anterior. Já o Facebook cresceu para 200 milhões de usuários ativos em abril, menos de um ano depois de atingir a marca de 100 milhões de usuários.

Mas, como disse, hoje vamos explicar apenas sobre o Twitter.

O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey. Engloba os serviços de uma rede social e servidor para microblogging. Ele permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), enviados através da própria Web ou por celular.

Toda vez que você deixa uma mensagem no seu perfil, essa mensagem vai para todas as pessoas que tenham assinado para recebê-las, em tempo real, através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.

COMO USAR?

Faça seu cadastro no site: http://www.twitter.com/ (Atenção! O site é todo em Inglês!)

Na parte superior direita há um menu onde você pode configurar seu perfil (colocar uma foto sua, por exemplo).

Para adicionar amigos ao Twitter você simplesmente precisa ir até a página dele e clicar em FOLLOW (Seguir), tornando-se um Follower, você receberá tudo que ele colocar daqui para frente em sua página.

Quando você quiser responder à "twittada" de alguém que citou o seu nome ou enviar uma mensagem pública destinada a algum amigo específico, inicie sua postagem usando o símbolo de arroba (@) mais o nickname (apelido) do seu contato. EX: bla bla bla bla bla @danielpaulino10.

 Volta e meia você encontrará no Twitter mensagens iniciadas com o símbolo #. Esse símbolo do jogo da velha é utilizado para marcar postagens ligadas a um determinado evento ou assunto recorrente nas conversações. Um exemplo: durante o terremoto em São Paulo, espontaneamente convencionou-se que todas as mensagens ligadas à ocorrência fossem "etiquetadas" com a tag #terremotosp. Do mesmo modo, twittadas referentes a eventos como Campus Party e Virada Cultural foram marcadas com as etiquetas #cparty e #viradacultural respectivamente, ajudando os interessados a encontrarem mensagens relacionadas a um determinado acontecimento.

 

EXISTEM VÁRIOS PROGRAMAS E SITES QUE FACILITAM O USO DO TWITTER:

- O sms2blog (http://www.brttwitter.com.br)  é um serviço gratuito que permite a atualização da sua conta no Twitter através do celular (via SMS). (você não paga para o site em si, mas é claro que vai pagar para operadora de celular quando enviar a mensagem do seu celular).

Para utilizar o serviço basta informar seu login e senha do Twitter e em seguida cadastrar o seu celular. Após o cadastro você já pode atualizar seu Twitter enviando os posts para o número (031) 9232-2564. E você pode cadastrar mais de um celular no mesmo perfil para que este possa ser atualizado por várias pessoas (isso é muito bom para jornais cobrirem notícias).

Se o seu celular/smartphone possui acesso à web, uma das alternativas é ir até o site da Getjar (http://www.getjar.com) e procurara por twitter, lá você vai encontrar o AbiroJitter, cliente para o Twitter. É só baixar o arquivo, instalar no celular.

- Twitterfox (http://twitterfox.net) é um Plugin do Firefox, o Add-on chamado.

- Twittermail (http://twittermail.com) é uma alternativa para aqueles que, por algum motivo, não podem acessar o site do Twitter  no momento em que desejam fazer uma postagem. Basta enviar uma mensagem para o endereço que você cadastrar (ex: seunome@twittermail.com) e o conteúdo será automaticamente publicado na sua página do Twitter.

- IMified (http://www.imified.com) possibilita que o twitter seja integrado com instant messengers (O MSN, por exemplo).

- Twessenger (http://kunal.kundaje.net/twessenger) Se você quiser que sua mensagem de status no MSN seja atualizada a cada mensagem enviada para o twitter baixe e instale esse add-in.

- TweetDeck (http://tweetdeck.com/beta) é um aplicativo que, automaticamente, baixa todas os Tweets (mensagens), mostrando para você três abas: Todos os Tweets, As respostas que enviaram para você e os grupos. Será necessário ter o Adobe AIR instalado em seu computador para que ele funcione. Você pode encontrá-lo aqui: http://www.baixaki.com.br/download/Adobe-AIR.htm.

- Twhirl (http://www.twhirl.org) é um aplicativo que permite ao usuário visualizar e gerenciar sua conta do Twitter  sem precisar de um navegador. Ele é bem simplificado, apenas com as mensagens em cores diferentes, fotos e opção de ler mensagens que contem @você no meio. Fica ao lado do relógio do windows, como o MSN. Também usa o Sistema Adobe Air, que deverá ser instalado antes dele.

- TinyURL (http://tinyurl.com) Como você tem um limitadíssimo espaço para escrever (apenas 140 caracteres como já disse), o TinyURL é um site que diminui o tamanho de um endereço da Internet. Por exemplo: transforma de http://www.dpaulino.com.br/2009/06/10/enderecogigante/dequalquercoisa/  para http://tinyurl.com/dpaulino (isso é só um exemplo).

Ufa! Acabei. Espero que com esse tutorial você tenha entendido como usar o Twitter, como enviar Tweets e como responder a Tweets. Seja bem vindo ao Twitter!

Ah! Minha página do Twitter é http://twitter.com/danielpaulino10.

 

 

Dúvidas, sugestões, críticas? Mande um Email: jdanielps80@hotmail.com

 

Atenção: Se for usar este artigo, respeite os direitos autorais, coloque o nome do autor.