Por Daniel Paulino

Para o Jornal Agora Santa Inês

Em 24-04-2008

COMO FAZER PRA SABER A HORA OFICIAL DO BRASIL?

 Você pode dá uma passada no Observatório Nacional, na Divisão do Serviço da Hora, que fica no Rio de Janeiro.

O Observatório Nacional (ON) é a mais antiga instituição de Pesquisa do País, criado pelo imperador D. Pedro I, em 1827, e tem como atribuição legal a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira, bem como manter sob sua guarda os padrões nacionais de freqüência que são a base da Rastreabilidade Metrológica brasileira em Tempo e Freqüência, conforme designado pelo INMETRO. A nível internacional a Rastreabilidade dos padrões nacionais é fornecida pelo Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) na França.

Para cumprir as suas atribuições em tempo e freqüência, o ON dispõe de relógios atômicos de Césio com exatidão de ± 0,5 x10-12, ou seja, com um erro de ± 1 segundo em cerca de 63.400 anos em freqüência, e outros equipamentos que formam a Raiz do Tempo.

 

RELÓGIO ATÔMICO DE CÉSIO

 

Instituições como: bancos, órgãos públicos, empresas de telecomunicação, bolsa de valores, bolsa de mercadorias e demais possíveis demandantes do tempo legal em tempo real, compram equipamentos que se interligam aos equipamentos do ON para obter a hora oficial.

Como você não vai adquirir um bando de aparelhos para saber a hora exata, você pode acessar o site do ON: http://pcdsh01.on.br/ e ver a hora exata diretamente do Relógio Atômico de Césio.

CURIOSIDADE 1: O Brasil possui 3 fusos diferentes, Rio Branco, Manaus, e Brasília, com diferença de 1 hora de uma pra outra. Isto quer dizer que quando é 9h em Rio Branco, em Manaus é 10h e em Brasília é 11h.

CURIOSIDADE 2: A unidade de Comprimento (o metro) está relacionada diretamente à unidade de Tempo (o segundo). Em 1983 na 17a CGPM, o metro foi definido como “O comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo”. E em Outubro de 1967 na 13a CONFERÊNCIA GERAL DE PESOS E MEDIDAS, o segundo foi definido como “a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente aos dois níveis hiperfinos do estado básico dos átomos de Césio 133”.

Estas definições permanecem em vigor até a presente data, sendo a definição oficial do tempo para todos os países do mundo.

 

ACERTE O RELÓGIO DO WINDOWS PELA 'HORA LEGAL BRASILEIRA'

 

O relógio do Windows tem um recurso de ajuste automático de horário pela internet. Isto quer dizer que você pode deixar o relógio do seu computador sincronizado com o relógio dos servidores do Observatório Nacional e usar a hora Oficial do Brasil sem precisar visitar o site do ON e acertar manualmente o relógio do Windows. Para isso, siga os passos abaixo:

1) Dê dois cliques sobre o relógio do Windows para abrir as Propriedades de Data e hora;

2) Na janela, selecione a aba Horário na Internet;

3) Marque a opção Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet;

4) Cole no campo Servidor o endereço:  200.20.186.75

5) Clique no botão Atualizar agora;

6) Clique no botão OK;

 

ATENÇÃO: Se houver Firewall instalado no seu computador, talvez seja necessário configurá-lo.Não esqueça de acertar o fuso horário do seu computador corretamente: para, por exemplo Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais (GMT-03:00).

 

Por enquanto é só. Uma boa semana à todos e até a próxima edição!

 

 

Dúvidas, sugestões, críticas? Mande um Email: jdanielps80@hotmail.com

 

Atenção: Se for usar este artigo, respeite os direitos autorais, coloque o nome do autor.