Por Daniel Paulino

Para o Jornal Agora Santa Inês

Em 24-06-2008

 

SISTEMA DA FEBRABAN PERMITE COMPARAR TARIFAS BANCÁRIAS

  

Desde o final de 2007 a A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disponibilizou um serviço próprio de comparação de tarifas bancárias para pessoas físicas e jurídicas no site http://www.febraban-star.org.br/.

Chamado de Star (Sistema de Divulgação de Tarifas de Produtos e Serviços Financeiros da Febraban), o sistema compara as tarifas de diferentes serviços dos maiores bancos de varejo do país, inclusive os bancos da nossa região como: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, BASA e outros.

Os dados utilizados para a comparação são os mesmos que os bancos enviam para o Banco Central. A diferença é que, com o sistema, eles foram padronizados e colocados de forma que seja possível uma comparação.

Ao comparar o preço de uma determinada tarifa, o sistema disponibiliza várias informações – como valor, periodicidade do pagamento, se há franquia para o serviço e como ele é especificado no extrato do cliente.

No site da instituição encontramos a seguinte explicação sobre o sistema:

“O projeto STAR - Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da FEBRABAN foi concebido para propiciar maior transparência e comparabilidade real às tarifas praticadas pelas Instituições Financeiras, por seus produtos e serviços, por meio inclusive de uma completa padronização das nomenclaturas utilizadas. Com isso, esperamos estar prestando um melhor atendimento ao público em geral, aos órgãos de defesa do consumidor e demais órgãos governamentais, fortalecendo ainda mais, com isso as bases da livre iniciativa e da livre concorrência, essenciais a um mercado mais equilibrado e mais harmônico, em benefício de toda sociedade.

Os itens listados no STAR não representam todos os produtos e serviços oferecidos ou prestados pelas Instituições participantes do sistema, mas, apenas, os mais básicos e mais utilizados por clientes Pessoa Física. Eventuais diferenças entre os preços aqui indicados e aqueles realmente pagos pelos usuários poderão decorrer de diferenças existentes nas características dos produtos e serviços básicos registrados no sistema e aqueles efetivamente utilizados pelo usuário. Quaisquer dúvidas nesse sentido podem ser encaminhadas diretamente à Instituição Financeira, por meio dos links para as Centrais de Atendimento existentes neste sistema. A Febraban não tem qualquer responsabilidade pelas informações aqui veiculadas, relativamente aos valores e forma de cobrança das tarifas praticadas pelas Instituições Financeiras.

O registro e a manutenção dos dados no STAR são de total responsabilidade das Instituições Financeiras, cabendo à Febraban, tão somente, disponibilizar o sistema e a guarda das informações”.

 "Já é um grande avanço para dar transparência ao processo", disse o vice-presidente da instituição, José Luiz Acar Pedro.

 Para a entidade, o sistema - é um dos passos a serem implementados para a auto-regulação das tarifas bancárias.

Desta forma, acreditam, estão dando uma nova contribuição para que a concorrência no setor se reavive e, através da pressão dos consumidores, colabore para reduzir o preço das tarifas.

 

 

Dúvidas, sugestões, críticas? Mande um Email: jdanielps80@hotmail.com

 

Atenção: Se for usar este artigo, respeite os direitos autorais, coloque o nome do autor.